terça-feira, 27 de maio de 2008

A influência da mídia


“A mídia não cumpre o seu papel social, ela só se preocupa em ganhar dinheiro”

Sabe-se que hoje em dia a mídia em geral tem um papel importante no comportamento de consumo das pessoas e o poder que ela tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um dia para o outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação completamente diferente da situação anterior.
Isso se deve ao fato, da mídia, principalmente a televisão, trabalhar com os modismos, com coisas e situações que façam com que as pessoas se identifiquem com aquilo e passem a comentar.

A televisão, por ser um veículo da mídia que atinge um número muito grande de pessoas acaba sendo o veículo mais eficaz na propagação e venda de alguma idéia ou produto. Por isso as propagandas veiculadas na TV muitas vezes atingem de forma mais rápida o público alvo.Essa força deveria ser canalizada para conscientizar a população a ajudar a solucionar os problemas sociais do país, como fez com o “Fome Zero” do governo brasileiro, mas essas atitudes são cada vez mais raras.
Resumindo, vivemos num país onde as taxas de mortalidade infantil são altíssimas, juízes roubam milhões da população e não são punidos, pessoas não acreditam nos políticos, ou seja, um país desestruturado, onde a televisão e seu “mundo encantado e perfeito” influencia, vende produtos, lança modismos, faz campanha política, entra na intimidade das pessoas famosas, e principalmente diverte com o intuito de conseguir audiência para assim conseguir anunciantes e por conseqüência disso ganhar dinheiro

Nenhum comentário: